O EaD, sigla para Ensino a Distância, é das modalidades de aprendizagem que mais crescem no Brasil. Os motivos são muitos e falaremos deles a seguir, de modo que você fique por dentro dessa metodologia e saiba mais sobre suas vantagens.
Não é segredo para ninguém que ter um diploma de graduação é primordial para uma boa colocação no mercado de trabalho, garantindo não só um emprego, mas a possibilidade de que se trabalhe com o que se gosta.
Com a tecnologia, novas portas foram abertas para que essa graduação seja facilitada, sendo possível hoje que você estude pela internet. Você pode concluir um curso superior sem precisar sair de casa, através da Educação a Distância.
A boa notícia é que cada vez mais universidades estão adotando a graduação por EaD, ampliando assim as possibilidades de aprendizado para quem quer estudar. O número de cursos EaD disponíveis cresce a cada ano no Brasil. Segundo o Censo da Educação Superior de 2016, do INEP, a modalidade teve um aumento de 7,2% no número de matrículas na comparação com o ano anterior.
Essa grande demanda pelo EaD pode ser explicada por algumas vantagens que a modalidade oferece, como custo benefício, flexibilidade e autonomia.
O fato é que a educação vem se transformando como um todo e não é possível fugir das ferramentas digitais nem mesmo no ensino presencial. Nos dias atuais, o aluno quer usar smartphone, computador e tablet, como ferramenta para somar conhecimento na aula, tornando as lições muito mais ricas em conteúdo.
As coisas mudaram e, no ensino que vivenciamos hoje, o aluno não é apenas uma “esponja” que absorve conhecimento. Ele também traz suas experiências e vivências para adicionar ao que está sendo repassado em aula pelo mestre.
Desse modo, o EaD se torna a plataforma ideal para o aprendizado moderno, já que usa a tecnologia como principal pilar.
Além disso, os custos do Ensino a Distância também podem ser considerados parte das vantagens da metodologia. Tais valores costumam ser mais baixos do que na graduação convencional, já que o investimento por parte das instituições é menor, economizando em infraestrutura como instalações, por exemplo.
Flexibilidade também um ponto forte da EaD. Você é que define seus horários na Educação a Distância, podendo estudar quando e quanto puder, conforme sua necessidade e disponibilidade. Com a rotina corrida que vivemos, essa maleabilidade é um diferencial decisivo.
Mesmo com todas essas vantagens, o EaD ainda desperta alguma desconfiança, sobretudo no que diz respeito ao peso de seu diploma no currículo. É preciso deixar claro, de uma vez por todas, que o diploma de Ensino a Distância é o mesmo tanto para o curso presencial quanto para o a distância, não existindo qualquer desvantagem em relação aos alunos que escolhem estudar a distância.
Embora ainda haja alguma resistência, os alunos podem apostar no EaD. Conforme os profissionais formados por esse sistema forem provando seu valor no mercado de trabalho, a tendência é que cada vez mais o Ensino a Distância se firme como uma metodologia não só mais vantajosa, mas tão confiável quanto a tradicional.
Afinal, o mundo está mudando e precisamos mudar com ele. E você, já considerou o EaD para complementar sua formação e até mesmo aprimorar seu currículo?