Subir 
A importância da manutenção de máquinas industriais 30 março, 2020

A importância da manutenção de máquinas industriais

Processos de produção podem apresentar falhas, isso é normal tanto em sessões automatizadas quanto em ações manuais. Independente do caso, promover manutenções efetivas e recorrentes podem diminuir custos resultantes de falhas operacionais, bem como são essenciais para a redução de consumo de energia de equipamentos defasados, aumentando sua produtividade e vida útil. 

De acordo com a ABNT, associação que, entre outros tópicos, parametriza as normas e padrões técnicos das mais variadas naturezas, a definição dos processos de manutenção podem ser definidos como “a combinação de iniciativas técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, com o objetivo de manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar a função requerida”.
A partir disso, é importante que o maquinário de sua empresa ou instituição esteja sempre atualizado e com a manutenção em dia, de acordo com as orientações do fabricante e padrão ABNT

Ainda, é importante frisar que, máquinas e equipamentos que não conseguem performar com o máximo da sua capacidade e que requerem consertos e reparos constantes estão entre os principais fatores responsáveis por entregas negativas e gastos desnecessários no balanço mensal de uma empresa, visto que os custos inerentes da manutenção de máquinas e equipamentos afetam diretamente os custos de produção.

Antes de aplicar uma manutenção completa no seu maquinário, é importante conhecer os tipos de processo de ajuste que o equipamento necessita. Confira abaixo os três processos de manutenção aplicados em máquinas e equipamentos elétricos:

Manutenção preditiva

Análise automática em tempo real de diversos sinais para que eventuais problemas sejam resolvidos antes de causar parada na máquina. Por exemplo, medições de temperatura, umidade e análise completa da alimentação elétrica (aterramento, ruídos, harmônicos, variação de tensão).

Manutenção preventiva

Análise automática do tempo de vida de componentes a fim de substituí-los para evitar possíveis falhas. Por exemplo, medição do ciclo de operação dos sistemas pneumáticos e elétricos.

Manutenção corretiva

Identificação automática de componentes com falha para agilizar a substituição e eliminar o tempo despendido para diagnóstico. O suporte técnico pode ser acionado com a identificação de falhas em componentes elétricos, cabeçotes, fonte laser, sistema pneumático, alimentação elétrica, dentre outros.

Fale com a nossa equipe técnica sobre a manutenção do seu maquinário.

Tags: