Investir no seu negócio é uma necessidade constante. Ainda assim, pode ser um pouco difícil arcar com todas os custos de operação e novos investimos. Para auxiliar você, empresário, existem diversas opções de planos e financiamentos específicos – um deles é o FINAME, financiamento oferecido pelo BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento.
Não sabe como funciona o FINAME? Preste atenção no artigo de hoje e tira todas as suas dúvidas:
Por que e para quem?
O FINAME foi criado especialmente para auxiliar empresários que necessitem de máquinas e equipamentos de ponta. Desta forma, pequenos e médios empresários têm mais facilidade para alavancar os investimentos nos seus negócios.
Como funcionam as linhas de financiamento?
Atualmente, existem três formas de financiamento a partir do FINAME. Cada uma das linhas de financiamento possui objetivos e condições específicas para cada empresa. Entenda:
- Produção: Linha de financiamento de máquinas, equipamentos e bens de informática.
- Aquisição de Ônibus e Caminhões: Linha criada para a aquisição e comercialização de meios de transporte (como ônibus, caminhões, aeronaves que sejam executivas, entre outros).
- Aquisição de Bens de Capital: Linha de financiamento feito para capital de giro, destinado a produtores de máquinas, equipamentos, automação e informática.
Quem pode solicitar?
Para que uma determinada empresa possa ter acesso às facilidades oferecidas pelo FINAME, é preciso estar dentro de alguns padrões e categorias, como:
- Fundações e sociedades com sede no Brasil;
- Empresas com CNPJ e Registro Público de Empresas Mercantis;
- Pessoas jurídicas;
- Autônomos que trabalhem com cargas e sejam residentes no país;
- Associações, cooperativas, sindicatos, clubes e instituições que se assemelhem.
Minha empresa está dentro dos padrões, como posso solicitar o financiamento?
Antes de qualquer coisa, para conseguir o financiamento é preciso que sua empresa seja cliente de uma instituição financeira parceira do BNDES. Você deverá apresentar faturamento de, no mínimo, 12 meses e verificar os documentos necessários para adquirir a contratação. É necessário que o pedido de adesão seja pessoalmente com a agência, pois cada linha de financiamento é um tipo e requer uma documentação.
Após duas análises, uma de crédito e outra de toda a documentação entregue à agência, seu pedido seguirá para aprovação do BNDES.
Quer saber mais sobre o FINAME e tirar dúvidas específicas? Acesse o Portal BNDES e consulte condições e instituições financeiras próximas da sua região.
Aproveite as vantagens do FINAME para adquirir uma das nossas soluções em Bancadas Didáticas. Faça um orçamento!