Subir 
imagem energia renovável 21 junho, 2019

Brasil é o terceiro maior gerador de energias renováveis

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil atingiu, em 2019, a terceira posição em Energias Renováveis – aquelas que não liberam resíduos ou gases poluentes na atmosfera.

O último relatório da Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do Ministério de Minas e Energia (MME) apontou que até 2018 as energias limpas somaram 82,2% do total produzido no Brasil, sendo que mais de 70% são representadas pelas hidrelétricas.

A Energia Eólica teve forte crescimento no país esse ano, alcançando o segundo lugar na matriz elétrica do Brasil, ficando atrás apenas da hidroeletricidade. Essa quebra de recorde foi observada no último mês de abril, quando a força do vento ultrapassou em capacidade instalada a hidrelétrica de Itaipu.

A hidroeletricidade lidera o ranking com 63,9% do total (104,5 GW), seguido do vento com 15,1 GW (9,2%), biomassa com 14,8% (9 GW), gás natural com 13,4 GW (8,1%), petróleo com 9,9 GW (5,4%), carvão mineral com 3,3 GW (2%), solar com 2,1 GW (1,3%) e nuclear com 2 GW (1,2%).

Se considerarmos que a energia eólica tinha cerca de 1 GW instalado em
2011, é um feito realmente impressionante chegarmos a ocupar este lugar de destaque na matriz elétrica”, disse Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.

Soma investe em Projetos de Energia Renovável

O uso de Energias Renováveis provoca a longo prazo a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera, fator importante para o controle do efeito estufa e preservação dos recursos naturais.
E, com o objetivo de fazer crescer ainda mais esse mercado e ajudar a reduzir os impactos ao Meio Ambiente, a Soma investe periodicamente em projetos na área.

Bancada Eólica

Neste mês de junho entregamos duas Bancadas Eólicas para o Instituto Federal da Bahia e outra para a Universidade Federal do Paraná. Esse Sistema Didático para Ensino tem como objetivo ensinar e comprovar os conceitos físicos relacionados à geração de energia eólica. Na bancada, o aluno tem oportunidade de instalar e operar as pequenas turbinas eólicas e aprender algumas técnicas de resolução de falhas e defeitos.

Tags: