Não é só sobre branding. Empresas do mundo inteiro aprimoram, anualmente, os seus investimentos em recursos de inovação, buscando uma maior evidência no cenário mercadológico atual.
É o que mostra um relatório recente da União Europeia, pontuando o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das maiores companhias tecnológicas, sendo este um dos critérios mais eficazes de avaliação.
No ano passado, a Samsung garantiu a primeira colocação nessa disputa. Com uma média de 13,44 bilhões de euros (R$ 76,67 bilhões) investidos, a empresa sul-coreana foi destaque também no ranking do EU R&D ScoreCard, sendo a campeã de gastos com P&D, entre outros 2,5 mil concorrentes de 46 países.
Fatores como esses, garantiram à Samsung o segundo maior registro de inovações em branding na UE em 2018, com 5850 patentes, segundo o levantamento da consultoria IFI Claims.
Ao todo, a companhia sul-coreana tem mais de 60 mil patentes ativas nos Estados Unidos, sendo a atual campeã nesse critério, também segundo a IFI Claims. A seguir, a Canon, com quase 35 mil.
Benefícios do Branding
E como era de se esperar, os investimentos estão gerando frutos. Segundo a UE, a Samsung também ocupou o quinto lugar como empresa que mais elevou seu lucro líquido (a diferença entre receita e custos), garantindo um aumento de 19% em relação ao ano anterior.
Dos dez maiores investimentos em P&D em 2018, seis deles estão ligados à indústria da tecnologia de comunicação e informação.
A Alphabet – proprietária do Google e subsidiárias, garantiu o segundo lugar, com investimentos que chegam a 13,39 bilhões de euros (R$ 76,39 bilhões).
Em quarto lugar está a Microsoft, seguida pela Huawei, companhia coreana que garantiu a quinta posição à frente de empresas como a Intel e a Apple, que ficaram em sexto e sétimo lugar, respectivamente.
Quanto às demais colocações, temos as fabricantes de veículos Volkswagen (3º) e Daimler (10º), além da farmacêutica La Roche (8º) e da Johnson & Johnson (9º), que além de produtos farmacêuticos, expande sua produção para utensílios médicos e de higiene pessoal.
As campeãs da inovação em branding (em euros):
- Samsung: 13,44 bilhões
- Alphabet: 13,39 bilhões
- Volkswagen: 13,10 bilhões
- Microsoft: 12,30 bilhões
- Huawei: 11,30 bilhões
- Intel: 10,90 bilhões
- Apple: 9,70 bilhões
- La Roche: 8,90 bilhões
- Johnson & Johnson: 8,80 bilhões
- Daimler: 8,70 bilhões
Em números, quase 740 bilhões de euros foram gastos com P&D no ano de 2018. Desse valor, 37% estão concentrados nos Estados Unidos, seguidos da UE(27%). Do outro lado do globo, Japão(14%), China(10%) e Coréia do Sul(4%), vem a seguir. A Suíça, por sua vez, investiu 4% desse montante.
Nesse ranking, nenhuma empresa latino-americana ocupa o top 100. A Embraer, companhia de aviação brasileira, é a melhor posicionada, ficando em 323º lugar. O Brasil conta também com outras seis companhias, sendo elas: Vale (387º), Petrobras (449º), Totvs (1010º), Weg (1283º), CPFL Energia (1699º) e Brasken (1768º).
No demais, outros três países da américa latina contam com um representante cada. A Venezuela, com a petroleira estatal PDVSA(675º), o México, com a fabricante de materiais de construção Cemex(999º) e a Argentina, com a empresa de viagens Despegar(1.221º).
Fonte: G1 – Julho/19.
Conheça a Soma e nossas soluções para tecnologia.