Uma das premissas para o sucesso, em qualquer que seja área de atuação de um indivíduo, é a de que o estudo não pode parar. E tal afirmação passa longe do senso comum. A cada momento surgem novas formas de trabalho, metodologias de ensino e tecnologias diferentes. Ainda assim, com uma enorme gama de opções de escolha pós-ensino médio, é comum que a maioria das pessoas opte pelo vestibular tradicional na busca de uma qualificação de nível superior.
Segundo dados do IBGE, jovens da faixa dos 18 aos 24 anos representam uma parcela de 58,5% do total de estudantes do ensino superior. Tal crescimento é evidente a cada ano. Em 2004, por exemplo, este número era de 32,9%. Ainda que a democratização do acesso ao ensino superior seja uma crescente no cenário nacional, jovens de classes menos favorecidas não estão presentes nas salas de aula Brasil com a mesma força daqueles que possuem maior poder aquisitivo. É aí que entra uma fatia do setor educacional que tem crescido cada vez mais: o ensino técnico.
Segundo dados do Censo da Educação Básica, do MEC, o número de matrículas em cursos técnicos de nível médio cresceu 88% nos últimos anos. Saiu de quase 928 mil em 2008 e chegou a pouco mais de 1,7 milhão em 2014.
Além de mais acessíveis, os cursos técnicos e tecnológicos podem ser uma boa alternativa para quem pretende ingressar depressa no mercado de trabalho ou quer conhecer melhor uma área profissional antes de optar por uma graduação.
Conheça os principais benefícios dos cursos técnicos:
- Rapidez: normalmente os cursos técnicos duram menos tempo que a graduação, em torno de 1 a 2 anos;
- Investimento: os valores podem variar de acordo com o curso escolhido, porém, são mais baratos que os cursos de graduação;
- Imersão no conteúdo: como estamos falando de cursos profissionalizantes, durante as aulas o aprendizado é super focado na área escolhida e leva menos tempo para a formação dos alunos. Além disso, a capacitação técnica e prática já é abordada logo no início do curso;
- Inserção no mercado de trabalho: a busca por profissionais qualificados não para nunca em nosso país. Além disso, com o crescimento do ramo tecnológico no Brasil, é comum que o recrutamento de novos talentos já seja feito durante o próprio curso.
- Um passo para a universidade: fazer um curso técnico não quer dizer que você chegou ao fim dos seus estudos. Com o emprego técnico garantido é possível fazer um planejamento e dar início a um curso de graduação em área afins.
Tecnologia aplicada
A Soma desenvolve bancadas didáticas visando otimizar o processo de ensino e aprendizagem e oferecer uma vivência prática da realidade profissional.
Está presente em mais de 30 escolas do SENAI espalhadas em todo o Brasil, além de diversas unidades do Instituto Federal (IF), universidades públicas e privadas.Clique aqui para conhecer nossas soluções e modelos de cada um de nossos segmentos de atuação.