A discussão acerca da eficácia do uso de tecnologia em sala de aula, avaliações processuais e cognitivas e sua substituição em relação aos processos de aprendizagem manual é uma pauta recorrente nos mais diversos âmbitos da educação.
Muito se sabe que, apesar dos avanços tecnológicos, o cérebro humano necessita de atividades, repetições e padrões manuais para concretizar processos de aprendizagem.
Contudo, também é notável o fato de que, desde a mais tenra idade, bebês e crianças com acesso à tecnologia desempenham suas atividades com mais facilidade e agilidade.
Quando trazemos esse conceito para ambientes educacionais de nível médio e técnico, fica ainda mais claro que a “mão na massa” aliada à equipamentos tecnológicos, não só podem como devem fazer parte da rotina dos estudantes.
Ao fazer uso de uma máquina ou utilizar o computador, o aluno passa a ser o agente condutor de sua própria aprendizagem, sendo o papel do professor o de mediador no processo ensino-aprendizagem.
Outro fator positivo do uso de tecnologias em sala de aula é o fator atenção e retenção de alunos. Em sistemas educacionais de modelo ouvinte, é difícil manter um aluno atento sobre um mesmo tópico.
Por outro lado, o uso de equipamentos dos mais variados tipos, por muitas vezes, nos faz passar horas interagindo atentamente por um longo período de tempo. A tecnologia consegue manter qualquer indivíduo focado.
Bancadas de Tecnologia para a sala de aula
A Soma desenvolve bancadas visando otimizar e auxiliar no processo de treinamento, ensino, desenvolvimento e aprendizagem, além de oferecer uma vivência prática da realidade profissional, para pessoas ligadas a centros de formação profissional, escolas técnicas, faculdades e cursos de formação.
Conheça as soluções entregues para instituições e alunos:
- Otimização no processo de aprendizagem;
- Experiência prática;
- Vivência profissional;
- Melhor fixação do conteúdo;
- Teste físico de conhecimentos;
- Desenvolvimento de habilidades;
- Previsão e conserto rápido de possíveis problemas.