Planilhas, ações, reuniões, acordos com fornecedores e uma lista interminável de tarefas. Sabemos que lidar com o marketing em uma empresa não é tarefa fácil e, muito menos, de resolução rápida. Dependendo da atividade, o trabalho pode até ser melhor definido ou contar com “pre-sets” mais comuns.
Mas e quando vamos além de atividades comerciais de branding ou venda B2C? Você já parou para pensar nos desafios que profissionais desta área têm quando se deparam com um segmento de mercado tão diferente como a indústria?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que, independente do tipo de indústria, as atividades de marketing, em sua forma geral, contempla planejamento estratégico e a promoção de ações (ou campanhas) para atrair, conquistar e fidelizar clientes – gerando conversão (que podemos categorizar de acordo com a atividade ou objetivo da marca ou empresa, no momento da campanha).
Nesse sentido, o marketing para Indústrias, também conhecido como marketing B2B (business to business), aponta suas estratégias para comunicar-se e atrair outras empresas.
Imagine que seu negócio conta com diversos fornecedores, parceiros ou até mesmo possíveis prospects que possam firmar parcerias no futuro. Qual é a sua relação com essas companhias? Ao passo que suas empresas já tiverem um relacionamento mais estreito, fazer negócios pode ser ainda mais fácil.
Confira algumas dicas de marketing B2B e aplique novas ações junto a sua equipe de marketing:
1. Participe de Feiras
Sua empresa pode atrair novos clientes a partir da participação em feiras e exposições de produtos.
Além de ser um ambiente repleto de empresas e startups com grande interesse em novas parcerias e modelos de negócio, sua marca pode ter um grande reforço de lembrança de marca com stands e distribuição de brindes e panfletos direcionados a outros empresários e diretores comerciais da área.
2. Explore o ambiente digital
Foi-se o tempo em que o marketing de empresa para empresa era feito somente através do telefone ou reuniões longas e cansativas. Com a grande variedade de plataformas e direcionamentos de conteúdos específicos, ficou muito mais fácil atingir diretamente a parcela de público que você tem interesse.
No Linkedin, por exemplo, você pode veicular campanhas especificamente para decisores de compra, diretores comerciais ou, até mesmo, CEOs de uma determinada região do país.
Além disso, não deixe de contar com outras ferramentas de conteúdo e mídia digital como o Facebook ou Twitter. Tenha também um bom site, com blog atualizado e, sempre que possível, higienize sua base de contatos de e-mail com campanhas de newsletters com conteúdo direcionado.
3. Mantenha seus fornecedores atualizados
Seus produtos e soluções não são feitos sozinhos, certo? Você provavelmente conta com outros parceiros e fornecedores que fazem parte do seu processo de produção.
Uma forma cordial e atenciosa de fidelizar tais parceiros é através da distribuição de amostras e produtos especiais de uma determinada linha ou lançamento de produto.
Desta forma, além de sempre atualizar seu fornecedor acerca da importância que ele tem na eficácia da produção do seu negócio, você ainda reforça sua marca junto às demais empresas atendidas pelo parceiro.
4. Aposte em mídia tradicional
Em um mundo cada vez mais conectado, é de extrema importância que sua empresa seja vista a cada oportunidade que surja. Sabemos que, independente do cargo ou atividade, pessoas têm hobbies e vidas paralelas em relação ao trabalho. A partir disso, uma lembrança de marca ou impacto de prospecção pode ser feito a qualquer momento, em qualquer lugar.
Para que seu negócio não deixe de ser visto, aposte em placas de rua, outdoors ou até mesmo em mídia nos elevadores de prédios comerciais.
Lembre-se: antes de iniciar qualquer plano de ação de marketing, independente do meio, estude seu objetivo, público-alvo e defina uma verba. A primeira etapa para o sucesso de qualquer iniciativa nesta área é a estruturação de um bom planejamento.