Subir 
5 apps para realizar chamadas de vídeo no home office 12 maio, 2020

5 apps para realizar chamadas de vídeo no home office

Conheça os principais apps de chamadas de vídeo.

Em tempos de pandemia, ou até mesmo para aqueles que já são adeptos do trabalho remoto, as chamadas “calls” são inevitáveis e, na maioria dos casos, até ajudam equipes e profissionais de diversas áreas a dinamizarem seus trabalhos.

O distanciamento social forçado presente no cenário atual, provocado pelo surto mundial do COVID-19 transformou a maneira como lidamos com nossas relações de trabalho, isso é fato. Ainda assim, o trabalho não pode parar em diversos setores.

E para aqueles que podem resolver suas reuniões através de uma chamada de vídeo, trouxemos uma lista com as melhores opções em apps para você transformar qualquer espaço em uma sala de reuniões.

1. WhatsApp

Um dos apps de troca de mensagem mais populares do mundo – no Brasil, já é o mais utilizado, o WhatsApp também oferece o recurso de chamadas por vídeo. Limitado a quatro pessoas por chamada, não há necessidade de baixar um outro aplicativo diferente ou pagar por um adicional de serviço.

2. Zoom

Bem conhecido no universo corporativo, o Zoom é um app para plataformas Android e iOS que permite até 100 pessoas integradas na mesma reunião.
No plano gratuito, as chamadas ficam restritas em até 40 minutos. Para desbloquear chamadas mais longas, é preciso adquirir um plano pago.

Uma funcionalidade interessante da aplicação é a capacidade de gravar a tela das chamadas, permitindo que os colaboradores possam assistir novamente a reunião, caso necessário para consultas futuras. Já um de seus pontos negativos é a necessidade de ter o app instalado no desktop, além do smartphone.

3. Google Hangouts

O Hangouts é um mensageiro eletrônico que já vem atrelado à conta do Google (Gmail, Youtube, PlayStore, etc.), disponível no Android, iOS e também em navegadores web. Justamente por ser um produto do Google, o Hangouts acaba sendo uma das aplicações de vídeo mais utilizadas no mundo. Entre suas funcionalidades está a possibilidade de compartilhamento de tela, quando usado pelo computador ou iOS.

É possível conversar em até 10 pessoas que também tenham uma conta do Google. Além disso, caso um dos participantes da chamada não possua conta no Google, basta compartilhar o link da call, liberando o acesso.

Para aqueles que utilizam da G Suit do Google (plano pago, focado no mercado corporativo), o Hangouts vira “Meet” – variante da plataforma que estende o máximo para 100 ou 250 pessoas em uma chamada, dependendo da assinatura. Essa modalidade oferece recurso de gravação da conferência, assim como no Zoom.

4. Skype

Um dos apps de chamada de vídeo mais conhecidos, por já ter passado por diversas integrações e interfaces, o Skype permite a realização de  chamadas de vídeo em até 50 pessoas sem limite de tempo. Diferente do Google Hangouts, todos precisam ter uma conta no serviço para que a chamada possa ser feita.

Uma de suas vantagens em relação a outros serviços é a capacidade de compartilhamento de tela até mesmo pelo celular. Assim como no Zoom e no Meet, também permite gravar e baixar a conferência para revê-la no futuro.

5. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é a solução de videoconferência que integra o pacote de ferramentas corporativas da Microsoft, o Office 365. Ainda que a ferramenta seja paga, a Microsoft liberou o seu uso durante o período da pandemia.

Perfeito para empresas de grande porte, com necessidades de integração de teams com muitos funcionários, a aplicação da Microsoft permite que até 10 mil participantes estejam presentes na chamada.
O app permite também o acesso por meio de links, assim como o Google Hangouts, não necessitando baixar quando a pessoa está no desktop.

Avalie as opções acima com outros membros da sua equipe, veja prós e contras, e, claro, as necessidades de usuários e capacidade de acesso à apps de todos os seus funcionários. Depois, não esqueça do e-mail convite e boa reunião.

Conheça a Soma e seus principais serviços.